segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lesão à vista.

Não alongou nem aqueceu?

  • Esportes radicais podem causar lesões graves na região cervical e na cabeça.

Praticar esportes e exercícios sem a orientação de um profissional torna qualquer um forte candidato a sofrer lesões. "Esportes radicais, como o skate, podem causar lesões graves na região cervical e na cabeça; o futebol, na articulação do joelho. Já a natação e a corrida, bem orientadas, não provocam lesões graves", explica Dr. Marco Antônio Ambrosio, ortopedista do Hospital Samaritano.

O fortalecimento é a melhor forma de proteger os músculos e ossos. "Uma flexibilidade ótima também contribui a evitar um desequilíbrio muscular ao redor da articulação", sugere Alda Regina Molina, fisioterapeuta do Hospital Samaritano.

As lesões dividem-se em:

  • Agudas: o trauma acontece durante a prática esportiva, principalmente em esportes que exigem contato, como o futebol;
  • Por sobrecarga: lesão provocada pelo exercício de repetição - são as fraturas por estresse e as tendinites que afetam, por exemplo, quem pratica corrida.

Entre os exames para diagnosticar o tipo de lesão, estão: raio-x, que comprova a presença de lesão óssea em fraturas; ultra-som, para lesão musculares e tendinosas; ressonância magnética, para lesões que afetam ligamento e cintilografia óssea, que confirma a fratura por estresse.

Um diagnóstico preciso é essencial para iniciar o tratamento, que varia conforme o grau e tipo de lesão, e inclui da fisioterapia, passando pela acupuntura e reeducação postural global, ao procedimento cirurgico. "Não existe reabilitação física sem fisioterapia", afirma Alda.

O tempo de recuperação depende também do tipo e grau da lesão: uma semana para contusões ou até mais de três meses para fratura na tíbia. Fatores psicológicos ainda influenciam no aparecimento e no processo de recuperação do paciente. "Atletas profissionais e mirins são os mais expostos a estes fatores e apresentam maiores dificuldades na recuperação devido à forte pressão familiar, de técnicos e professores", alerta Dr. Ambrosio.

Como precaução, e para reduzir os riscos de lesão, o aquecimento e o alongamento são imprescindíveis antes de começar a praticar uma atividade esportiva.

Ao sofrer uma torção ou uma batida, aplique gelo na região atingida, pois ele age como um antiinflamatório natural. Analgésicos ajudam a aliviar a dor, pelo menos, até ser atendido e orientado por um médico.

Nenhum comentário: