quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Postura Incorreta é Principal Causa da Temida Dor de Coluna


Quem nunca sentiu uma dorzinha na coluna? Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 85% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar este mal durante a vida. O incômodo pode ter vários motivos, principalmente a postura incorreta em atitudes como andar curvado, ficar horas de frente para o computador e deitar ou sentar de forma errada. Também causam o problema levantar pesos excessivos, sedentarismo, obesidade, traumas, distúrbios hereditários etc.

Além de exercer várias funções no organismo, como dar amplitude de movimento, a coluna propicia o equilíbrio e contribui para a locomoção. Não há idade específica para a dor aparecer, e deve-se ficar atento aos cuidados.

"A coluna é como uma máquina que precisa estar em perfeito funcionamento. Com o passar do tempo, e por conta de quedas e erros posturais, a coluna perde movimentos e doenças crônico-degenerativas aparecem", observa o quiropraxista Jason Gilbert.

A má postura pode causar desvios como escoliose, hiperlordose e cifose, até situações mais graves, como hérnia discal. Outros problemas são lombalgia (dor nas costas); dor na coluna cervical (pescoço); dor de cabeça ou cefaléia; dores nas articulações; tendinite do ombro e cotovelo e tensão muscular. "Muitas vezes as dores de cabeça não têm ligação neurológica. O problema está na coluna", afirma Gilbert.

O reumatologista Marco Antônio Bravo alerta que a dor nunca deve ser negligenciada. "O ideal é procurar um especialista para avaliar o caso. O que parece dor inofensiva, se não tratada adequadamente, pode agravar-se ao longo do tempo".

Para a atriz Karinna Anhê, 24 anos, ignorar as dores teve preço alto. "Eu dormia mal, malhava pesado e comecei a sentir muita dor nas costas, mas não procurei ajuda imediata. Quando fui ao médico, descobri que era uma contratura na coluna. A dor virou crônica e até hoje sinto. Faço massagem e acupuntura para amenizar".

Remédios e tratamentos Analgésicos e antiinflamatórios, além de fisioterapia convencional, são usados no combate às dores de coluna. A intervenção cirúrgica ocorre em casos mais graves, como hérnia de disco. A quiropraxia, técnica de ajustes manuais, também promove o alinhamento da coluna. "A prática dedica-se a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas nas articulações, músculos, tendões e nervos", explica o quiropraxista Jason Gilbert.

Outros métodos que tratam e amenizam dores na coluna são: pilates, RPG (Reeducação Postural Global), massoterapia e acupuntura. Exercícios localizados, com foco na extenção de tronco, e alongamento também são indicados. "O alongamento, além de prevenir lesões, é essencial para o aquecimento e o relaxamento dos músculos. Deve ser incorporado antes e depois da rotina de exercícios físicos", finaliza o professor de Educação Física Washington Dória.

Faça o teste: como está a sua coluna?Ombro e orelhasEm frente a um espelho, fique com o corpo ereto e, de perfil, verifique se a ponta da orelha está alinhada com o ombro. Se ela estiver para frente ou para trás da linha do ombro, existe algum problema provocado pela má postura.

Barra da calça: Verifique a barra da calça. Dobre-a dos dois lados. Se tiver que dobrar um lado mais que o outro, pode haver um desnível, também provocado pela postura errada da coluna.

Glúteos: Veja se um glúteo está mais saliente que o outro. Se o corpo estiver desnivelado, a parte do glúteo que está sendo "forçada" acaba ficando maior que a outra, indicando desvio na coluna.
Sola gasta: Observe se o solado de seu sapato está gasto igualmente nos dois pés. Quando a coluna está fora do lugar, há desgaste maior em um dos solados.
Quadris: Fique de pé e, com a coluna ereta, verifique se os seus quadris estão na mesma altura. Quando existe algum problema na coluna, geralmente um lado do quadril fica mais alto que o outro.

Mobilidade: Verifique sua mobilidade. Tente agachar e levantar. Se notar dificuldades de mobilidade e falta de equilíbrio, isso indica problemas na coluna.
Pescoço: Vire o pescoço para a direita e para esquerda, e observe se há dificuldade na hora de realizar os movimentos. Problemas na coluna podem limitar os movimentos do pescoço.
Resultado: Se você se identificou com alguma das situações acima, procure um médico o mais rápido possível para que ele possa fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal.

Nenhum comentário: