sexta-feira, 24 de julho de 2009

Escoliose.

ESCOLIOSE É UM DESVIO LÁTERO-LÁTERAL QUE OCORRE NA COLUNA VERTEBRAL, OU SEJA, A COLUNA FICA DEFORMADA LATERALMENTE, FORMANDO COMO SE FOSSE UMA LETRA "S".

TEMOS CURVATURAS NA COLUNA QUE SÃO NATURAIS, SÃO: LORDOSE LOMBAR, CIFOSE TORÁCICA E A LORDOSE CERVICAL, VEJA NA FIGURA AO LADO PARA MELHOR ENTENDIMENTO. NESTA FIGURA ESTAMOS VENDO A COLUNA DE LADO E OBSERVAMOS ESTAS CURVATURAS NATURAIS EM TODO SER HUMANO. AS CURVATURAS PATOLÓGICAS SÃO O EXAGERO DESTAS CURVATURAS, TAIS COMO: HIPERLORDOSE E HIPERCIFOSE, QUE CAUSAM OS TRANSTORNOS DE SAÚDE COMO DOR, CÃIBRAS, DORES NAS PERNAS (CIÁTICO), PARESTESIA (FORMIGAMENTO E ADORMECIMENTO DE PERNAS OU MÃOS), HÉRNIAS DE DISCO, ETC,



ESCOLIOSE É A CURVATURA NO OUTRO EIXO DA COLUNA. QUANDO A OLHAMOS DE TRÁS PARA FRENTE OBSERVA-SE CURVATURAS COMO SE FOSSE UMA LETRA "S" OU, EM OUTROS CASOS COM A LETRA "C". ISTO É A ESCOLIOSE. VEJA NAS FIGURAS DO QUADRO ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE ESCOLIOSES.


DEIXO CLARO QUE NEM TODOS OS PACIENTES CONSEGUEM RESULTADOS TOTALMENTE SATISFATÓRIOS. INFELIZMENTE ALGUNS CASOS CONSEGUEM APENAS LEVE MELHORA. O TRATAMENTO PODE DEMORAR ALGUNS ANOS.

A ESCOLIOSE OCORRE, MUITAS VEZES, EM CONJUNTO COM GIBOSIDADE (CORCUNDA) E COM ROTAÇÃO DAS VÉRTEBRAS.

É MUITO COMUM A ESCOLIOSE SURGIR NO INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA, QUASE SEMPRE SEM SINTOMA ALGUM. O JOVEM NÃO SENTE DOR NEM INCÔMODO ALGUM DEVIDO A ESCOLIOSE. NA MAIORIA DOS CASOS A ESCOLIOSE SÓ COMEÇARÁ A INCOMODAR APENAS NA IDADE ADULTA ADIANTADA.

PARA A REDUÇÃO DESTAS CURVATURAS PATOLÓGICAS FAZ-SE NECESSÁRIO TRATAMENTO PROLONGADO (ALGUNS ANOS.

PARA O TRATAMENTO DA ESCOLIOSE EU USO A SOMATÓRIA DE 3 TÉCNICAS: QUIROPRAXIA, R.P.G. (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL) E ACUPUNTURA.

O IDEAL SERIA QUE OS PAIS DETECTASSEM LOGO NO INÍCIO, O SURGIMENTO DA ESCOLIOSE, PARA EVITAR O SEU AGRAVAMENTO.

CLARO QUE ADULTOS PODEM TRATAR SUA ESCOLIOSE, MAS QUANTO ANTES INICIARMOS O TRATAMENTO, MENOR SERÁ O TEMPO NECESSÁRIO.

CASO OS PAIS OBSERVEM QUALQUER UMA DAS ALTERAÇÕES ABAIXO DEVEM PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL:

- ESTANDO ATRÁS DO JOVEM OBSERVAR SE EXISTE ALGUMA CURVATURA LATERAL,

- OMBROS DESNIVELADOS,

- CLAVÍCULA PROEMINENTE,

- CINTURA DESIGUAL.

O Que Causa a Hérnia de Disco?

AS CAUSAS DA HÉRNIA SÃO INÚMERAS, GERALMENTE ESTARÁ ENVOLVIDO UM FATOR DE SOBRECARGA NO ESFORÇO QUE O DISCO JÁ SOFRE NATURALMENTE (QUE NÃO É POUCO).

POR EXEMPLO: UM PACIENTE QUE POSSUA ESCOLIOSE E INICIE UM DETERMINADO ESFORÇO FÍSICO DE FORMA INADEQUADA, SEM OBSERVAR A DEVIDA ERGONOMIA, PODERÁ APRESENTAR, APÓS MESES, UMA PROTUSÃO DISCAL QUE CAMINHARÁ PARA HÉRNIA.

OS DISCOS JÁ SOFREM DIARIAMENTE ESFORÇO PERPENDICULAR, DEVIDO A FORÇA DA GRAVIDADE NA NOSSA POSTURA ORTOSTÁTICA. AGORA, SOME A ISTO O SOBREESFORÇO EM UM DOS LADOS DOS DISCO CAUSADO PELA COMPRESSÃO DE DUAS VÉRTEBRAS NÃO PARALELAS ENTRE SI (VIDE FIGURA). O DISCO É PRATICAMENTE "EMPURRADO" LATERALMENTE NO SENTIDO OPOSTO AO DA COMPRESSÃO, CAUSANDO UMA PROTRUSÃO E, POSTERIORMENTE, HÉRNIA DO DISCO.

CITEI APENAS UM EXEMPLO PARA NÃO CANSAR O LEITOR, MAS EXISTEM INÚMERAS SITUAÇÕES CAUSADORAS DA HÉRNIA.

O Que é Hérnia de Disco?

PARA MELHOR ENTENDIMENTO DO QUE É HERNIA DE DISCO, PRIMEIRO EXPLICAREI UM POUCO DA FISIOLOGIA HUMANA RELACIONADA AO ASSUNTO.


NOSSO ORGANISMO É PERCORRIDO POR MILHARES DE NERVOS, LIGANDO NOSSO CÉREBRO A TODAS AS PARTES DO CORPO.


QUANDO VOCÊ PRECISA MOVER UMA PERNA, PRIMEIRO PENSA NO MOVIMENTO E, QUASE INSTANTANEAMENTE, ESTE IMPULSO NERVOSO PERCORRE TODO O TRAJETO DE NEURÔNIOS ATÉ A MUSCULATURA DA PERNA.


POIS BEM, ESTES NERVOS PASSAM DENTRO DA NOSSA COLUNA E SAEM DELA ATRAVÉS DO ESPAÇO ENTRE UMA VÉRTEBRA E OUTRA, QUE É PREENCHIDO POR UM DISCO CARTILAGINOSO. A FUNÇÃO BÁSICA DESTES DISCOS É PROPICIAR ESPAÇO ENTRE UMA VÉRTEBRA E OUTRA, PARA A PASSAGEM DOS NERVOS.


NÃO EXISTINDO NENHUMA ALTERAÇÃO NOS DISCOS, NÃO HAVERÁ COMPRESSÃO DE RAÍZES NERVOSAS E NÃO TEREMOS DOR NEM PARESTESIA (FORMIGAMENTO).


PORÉM QUANDO OCORRE ALGUMA ALTERAÇÃO NO DISCO, POR EXEMPLO UMA HÉRNIA DE DISCO, QUE É UMA PROTRUSÃO (SALIÊNCIA, INCHAÇO) DO DISCO EXISTENTES ENTRE VÉRTEBRAS. VEJA NA FIGURA AO LADO.



ENTÃO, É A COMPRESSÃO (PINÇAMENTO) QUE A HÉRNIA EFETUA SOBRE ALGUNS NERVOS DA REGIÃO AFETADA QUE CAUSA OS SINTOMAS DESAGRADÁVEIS, TAIS COMO:
● DOR NA COLUNA,
● DOR NA COLUNA E PERNA (E/OU COXA),
● DOR APENAS NA PERNA (E/OU COXA),
● DOR NA COLUNA E BRAÇO,
● DOR APENAS NO BRAÇO,
● PARESTESIA (FORMIGAMENTO) NA COXA E PERNA, SEM DOR,
● ETC..
ESTA DIVERSIDADE DE SINTOMAS SE DEVE AO FATO DE QUAL, OU QUAIS, NERVOS ESTÃO SENDO PINÇADOS.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Postura para Dormir


A posição do corpo para dormir também merece atenção
Existem várias técnicas eficazes e de efeitos rápidos, para tratar as conseqüências da má postura, e para promover a correção, visando prevenir os desconfortos e manter a saúde.
Além disso, muitas vezes a atitude corporal reflete o que se passa no interior da pessoa, e ao mesmo tempo influencia sobre o estado de espírito. Assim, além de transmitir uma boa imagem, uma boa postura contribui para a saúde física e emocional.


Dicas


Dicas
Siga estes conselhos para uma boa postura ao usar um computador:

1 - Manter o topo da tela ano nível dos olhos e distante de um comprimento do braço;

2 - Manter a cabeça e pescoço em posição reta, ombros e braços relaxados;

3 - Manter a região lombar (as costas) apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas;

4 - Manter o antebraço, punhos e mãos em linha reta (posição neutra do punho) em relação ao teclado;

5 - Manter o cotovelo junto ao corpo;

6 - Manter um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira. Manter ângulo igual ou superior a 30 graus para as dobras dos joelhos e do quadril;

7 - Manter os pés apoiados no chão ou quando recomendado, usar descanso para os pés.