sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Coluna Cervical:

Dor na coluna cervical

A boa postura é um estado de equilíbrio entre os vários segmentos corporais, onde os ossos fornecem a estrutura e os músculos a estabilidade e os movimentos.
O homem , ao longo de sua vida atravessa três fases:

1 - Jovem, de crescimento e desenvolvimento;
2 - Adulta, de aproveitamento máximo da atividade física e
3 - Idosa, que dependerá da forma com que lidou com as duas anteriores.

Assim sendo, a primeira fase consiste no alicerce ou base de sustentação do que seremos fisicamente, sendo importante andar, correr, brincar, praticar esportes para se obter o bom desenvolvimento dos ossos e músculos e tão quanto ou mais importante são os pais observarem a postura de seus filhos, se está ereta e equilibrada ou curvada e desalinhada, a maneira como se sentam e o tempo que custumam permanecer nesta posição. Caso se observe supostas alterações é indispensável a procura de orientação médica e sem dúvidas os resultados serão muito melhores.

A segunda fase é marcada pelo uso do corpo para as atividades diversas de nossas vidas como buscar e exercer uma profissão, e aí encontramos muitas doenças relacionadas com o trabalho, posicionamentos inadequados, sobrecarga nas articulações, excesso de movimentos, pegar pesos, estresse etc. Se não foi possível detectar as alterações quando jovens, ainda é tempo de corrigir os problemas e evitar o pior na aposentadoria.

Finalmente chegamos na terceira fase e vamos colher o que plantamos nas fases anteriores, assim sendo, o exercício físico e a disciplina na manutenção de uma boa postura nos garante uma velhice com menos sofrimento.

A RPG - Reeducação Postural Global é uma técnica da fisioterapia que proporciona a reeducação da postura, amenisando ou corrigindo os possíveis desvios posturais. Consiste em alongamento de cadeias musculares associada a respiração, em sessão realizada uma vez por semana nas posições sentada, deitada e em pé com ótimos resultados.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Mochila ideal para seu filho

É importante preocupar-se com a mochila do seu filho.

Quando chega o período de volta às aulas os pais começam uma verdadeira corrida, o desafio é comprar a lista de materiais de seus filhos. O objeto de maior interesse dos alunos, e que geralmente são escolhidos pelos próprios, é a tão famosa mochila escolar.

No mundo consumista em que vivemos as mochilas se apresentam cada vez mais chamativas, são estampadas com famosos personagens de filmes e desenhos animados, com cores que chamam a atenção.

No momento da escolha das mochilas, os filhos praticamente “enlouquecem” os pais ou responsáveis, levando-os a comprar a mochila sem sequer observar o material e principalmente o modelo dessa, não verificam se pode causar alguma alteração na postura da criança.

Com o objetivo de orientar a forma ideal de escolher a mochila própria para seu filho, bem como evitar possíveis problemas relacionados à coluna, seguem algumas sugestões do que deve ser feito e observado na escolha correta:

• A mochila da criança deve carregar cerca de 10% do seu peso, porém crianças que residem mais distantes da escola e utilizam transporte coletivo ou segue a pé, já não se orienta essa porcentagem;

• No momento da compra observe se a mochila não ultrapassa a cintura do seu filho, evitando problemas de postura;

• Dê preferência para mochilas que possuem alças reguláveis e acolchoadas, em especial com cinto que prende à cintura, evitando as pancadas na região lombar quando a criança está em movimento;

• Jamais escolha modelos com apenas uma alça, eles não distribuem o peso por igual e tende a provocar danos à coluna;

• Oriente seu filho a não optar por mochilas cheias de divisões, pois a tendência é colocar mais objetos, deixando-a pesada e gerando possíveis dores na coluna.

  • No caso da foto acima, verificamos que as mochilas estão inadequadas para as duas crianças. Novamente afirmo que os pais devem orientar e observar os itens acima, assim evitando possíveis problemas no futuro de seus filhos.