segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lesão à vista.

Não alongou nem aqueceu?

  • Esportes radicais podem causar lesões graves na região cervical e na cabeça.

Praticar esportes e exercícios sem a orientação de um profissional torna qualquer um forte candidato a sofrer lesões. "Esportes radicais, como o skate, podem causar lesões graves na região cervical e na cabeça; o futebol, na articulação do joelho. Já a natação e a corrida, bem orientadas, não provocam lesões graves", explica Dr. Marco Antônio Ambrosio, ortopedista do Hospital Samaritano.

O fortalecimento é a melhor forma de proteger os músculos e ossos. "Uma flexibilidade ótima também contribui a evitar um desequilíbrio muscular ao redor da articulação", sugere Alda Regina Molina, fisioterapeuta do Hospital Samaritano.

As lesões dividem-se em:

  • Agudas: o trauma acontece durante a prática esportiva, principalmente em esportes que exigem contato, como o futebol;
  • Por sobrecarga: lesão provocada pelo exercício de repetição - são as fraturas por estresse e as tendinites que afetam, por exemplo, quem pratica corrida.

Entre os exames para diagnosticar o tipo de lesão, estão: raio-x, que comprova a presença de lesão óssea em fraturas; ultra-som, para lesão musculares e tendinosas; ressonância magnética, para lesões que afetam ligamento e cintilografia óssea, que confirma a fratura por estresse.

Um diagnóstico preciso é essencial para iniciar o tratamento, que varia conforme o grau e tipo de lesão, e inclui da fisioterapia, passando pela acupuntura e reeducação postural global, ao procedimento cirurgico. "Não existe reabilitação física sem fisioterapia", afirma Alda.

O tempo de recuperação depende também do tipo e grau da lesão: uma semana para contusões ou até mais de três meses para fratura na tíbia. Fatores psicológicos ainda influenciam no aparecimento e no processo de recuperação do paciente. "Atletas profissionais e mirins são os mais expostos a estes fatores e apresentam maiores dificuldades na recuperação devido à forte pressão familiar, de técnicos e professores", alerta Dr. Ambrosio.

Como precaução, e para reduzir os riscos de lesão, o aquecimento e o alongamento são imprescindíveis antes de começar a praticar uma atividade esportiva.

Ao sofrer uma torção ou uma batida, aplique gelo na região atingida, pois ele age como um antiinflamatório natural. Analgésicos ajudam a aliviar a dor, pelo menos, até ser atendido e orientado por um médico.

Gravidez e a RPG.

A técnica RPG pode ser útil durante todos os estágios da gravidez.
Muitas mulheres que passaram pelos cuidados da Reeducação Postural Global sentem um menor desconforto durante a gravidez e afirmam que as dores durante o parto são menores.
Este período de desenvolvimento rápido, mudanças hormonais, o relaxamento dos ligamentos úteros-pélvicos, e a troca das estruturas de sustentação de peso, podem fazer com que muitas mulheres grávidas sintam dores na parte inferior da coluna.
Além de auxiliar no alívio do desconforto que muitas grávidas sentem, a RPG ajuda a normalizar a função do sistema nervoso. Este é um importante componente para a saúde geral da paciente.
Acostume-se a fazer check-ups regulares durante sua gravidez.
Os benefícios da técnica RPG também podem ser notados durante o parto. Muitas pacientes dizem que seus partos foram mais rápidos e mais confortáveis que os partos feitos antes do tratamento.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Aconselhamento de Posturas.

A má postura causa dor:

Ande o mais ereto possível. Imagine que alguém está puxando o seu cabelo para cima. Endireite seu corpo. Olhe acima do horizonte ao andar.

Todas as pessoas que trabalham em escritório devem evitar colocar objetos pesados ou documentos em gavetas que estejam muito próximas do chão.


Evite torção de tronco ao ter que atender os chamados telefônicos


Atente-se para as posturas corretas nas várias atividades: Esfregar o chão; passar roupa; bater bolo; segurar panelas pelo cabo; lustrar móveis; colocar objetos no alto de armários; contato constantes com água fria; colocar roupa no varal; até mesmo se distrair fazendo tricô, pode causar lesões

Levantar pesos




(A) Modo Incorreto. Evite dobrar o tronco
(B) Modo correto. Tronco ereto e peso junto do corpo
(C) Modo correto. Dobrar os joelhos, tronco ereto